Sua saúde ocular

CBO apoia iniciativa do Metrô para conscientização contra a queda do idoso

Recomendar notícia

21.06.2017

Há nove anos a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), volta sua atenção no mês de junho para uma questão muito importante: a Campanha Mundial de Prevenção à Queda de Idosos – e este ano o Conselho Brasileiro de Oftalmologia esteve presente demonstrando seu apoio à causa.

 


Segundo dados do Ministério da Saúde, quedas são a principal causa de acidentes de idosos e a ideia da campanha é justamente conscientizar e sensibilizar para esses riscos. “Iniciamos nove anos atrás com a visão só dos acidentes dentro do sistema metroviário, porque o idoso é o que mais tem essa incidência, mas também começamos a ter uma demanda de fora, então no trajeto muitos têm o acidente e vêm para dentro do Metrô buscar o socorro”, conta Gislene Ferreira, do departamento de relacionamento com o usuário da Companhia. 

 

Se tratando do problema das quedas associado à visão, a professora doutora Maria Aparecida Onuki Haddad, representando o CBO, ressalta alguns pontos importantes. Pensando em deficiência visual, por exemplo, cerca de 80% dos casos mundiais de cegueira estão na faixa da população acima de 50 anos de idade.

“Uma das principais causas de deficiência visual após os 50 anos é a Degeneração Macular Relacionada à Idade que leva a uma lesão central na dificuldade de visibilidade dos cartazes, das faces. Existe o glaucoma, que é a segunda causa mundial de cegueira, e a pessoa tem uma grande dificuldade de orientação espacial. Tem também, por exemplo, a catarata não operada, que faz com que tudo fique muito nebuloso, muito difícil de ser visualizado”, explica.

A professora ressalta que é muito importante que possamos prestar atenção nas atividades visuais - que todos possam fazer uma avaliação oftalmológica anual para verificar esses problemas, necessidade de correção óptica e uso de óculos e saber que muitas doenças oculares permitem a prevenção. “Com a visão melhor, maior atenção e com a acessibilidade, com certeza conseguiremos melhorar e fazer a prevenção da queda do idoso”, finaliza.

Conscientização

O evento contou também com atividade da clínica de fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), que também desenvolve essa ação anualmente - de trazer esses cuidados fora, no trajeto, no dia-a-dia e sensibilizar a população que o acidente pode acontecer em todo lugar, então se deve prevenir em qualquer situação. Foi montado um circuito com alguns obstáculos, onde os profissionais acompanhavam os idosos e explicavam a maneira correta de evitar um possível acidente.

 

 

Gislene também destaca outro aspecto fundamental da campanha: a questão da sociedade ver os idosos como protagonistas – pessoas ativas, que movimentam a economia e se locomovem pela cidade, como qualquer cidadão.

A ação contou com a partipação de grandes nomes relacionados ao tema. Estiveram presentes: professora doutora Maria Elisabete Salina Saldanha, da clínica de fisioterapia da UNICID; doutora Cláudia Fló, representando a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; Luciana Giffoni e Elza Ambrósio, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Grande Conselho Municipal do Idoso, representado por Edvaldo Ferreira dos Santos; Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia José Ermírio de Moraes, representado por Regina Garcia do Nascimento e Rosa Maria Rodrigues Garcia; Projeto Caminhada Shopping Metrô Tatuapé; Sônia Aparecida Pinho Rosa, da Associação de Cuidadores de Idosos e dupla Vagner e Vagninho, alegrando o público. Além, é claro, da professora doutora Maria Aparecida Onuki Haddad, representando o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. 

O Dia Mundial do Combate à Queda do Idoso é celebrado no dia 24 de junho. Acompanhe nossa página Veja Bem no Facebook, veja dicas de como deixar sua casa mais segura e faça a prevenção de acidentes. Cuide de você e de quem você ama!


Comentários

Os comentários não são de responsabilidade do CBO.

Seja o primeiro a comentar esta notícia!