Sua saúde ocular

CBO lança episódio final da série A visão do bebê!

Recomendar notícia

07.10.2015

Nas últimas duas semanas você acompanhou o desenvolvimento da visão do seu filho nos primeiros dois episódios da série A visão do bebê.  Clique aqui e aqui para assistir aos episódios.  Esta produção audiovisual foi elaborada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia com a consultoria científica de Keila Monteiro de Carvalho, professora Titular de Oftalmologia da Universidade de Campinas (Unicamp) e Secretária-Geral do CBO.

Acompanhe abaixo o terceiro vídeo desta série. É importante ressaltar que cada bebê se desenvolve no seu ritmo e os marcos apontados nesta série servem como referências.

 

A visão do bebê, episódio final

Nos dois primeiros episódios de “A visão do bebê”, descrevemos mudanças maravilhosas que acontecerão na vida do seu filho ao longo dos primeiros meses de vida. A cada dia ele descobre algo novo e se torna uma ‘pessoinha’ mais encantadora.

Ele ainda terá várias descobertas pela frente, mas, no que diz respeito a visão, seu desenvolvimento já está quase completo. Neste episódio você vai descobrir quando a visão do bebê se aproxima da do adulto e que cuidados tomar para que tudo corra bem com os olhos do seu filho.

6º mês

Seu filho já controla as próprias mãos e já pode pegar objetos e puxá-los. Prepare-se: seus óculos e cabelos serão as vítimas preferenciais desta nova habilidade. Outra descoberta importante do bebê é o conceito de ‘causa e efeito’. Ele irá jogar objetos no chão para vê-los cair mais vezes do que você é capaz de imaginar.

Para ajudá-lo no desenvolvimento da linguagem, brinque de repetir os sons que ele faz, de falar o som dos animais e prestar atenção no que ele diz como se fosse uma história super interessante.

Aos seis meses a criança já enxerga e ouve tão bem quanto um adulto. Estimule a curiosidade de seu filho deixando-o cercado por objetos coloridos e de texturas diferentes.

7º e 8º mês

O desenvolvimento do bebê é realmente rápido. Entre o sétimo e oitavo mês de vida, muitos bebês já conseguem sentar sem o apoio, engatinhar e até ficar de pé segurando em algo. É hora de se preparar para os tropeções e quedas. Se antes ele mal segurava objetos, agora seu filho já pode segurá-los com os dedos polegar e indicador e também apontar para lugares e coisas.  Este é o momento que seu filho começa a estranhar pessoas desconhecidas e demonstrar tristeza ou irritação quando você não está por perto. Ainda assim, respire fundo e se afaste, pois ele precisa criar elos com outras pessoas também.

Naturalmente a sua visão vai se aperfeiçoando e aos 18 meses de idade assemelha-se com a do adulto. O sistema visual completa o seu desenvolvimento por volta dos quatro anos, aperfeiçoando-se até os 10 anos de idade. Mas, já com 7 ou 8 meses o bebê já enxerga bem o suficiente para reconhecer pessoas ou objetos do outro lado da sala.

Seu filho já se desenvolveu muito até aqui. E ainda tem muito a evoluir, mas lembre-se: cada bebê vai no seu próprio ritmo e os marcos de desenvolvimento servem apenas como referências.

No que se refere à visão, se tudo estiver bem, entre o sexto e oitavo mês de vida o bebê já deve enxergar quase igual a um adulto. Ele vê com clareza, distingue tons sutis, enxerga em profundidade e isso é fundamental para que ele consiga descobrir este imenso mundo a sua volta.

Por isso é importante cuidar para que qualquer problema na visão do seu filho seja detectado o quanto antes. A primeira ação quanto à saúde visual de uma criança acontece ainda na sala de parto, quando é aplicada em cada olho do recém-nascido uma gota de colírio de nitrato de prata, com o objetivo de prevenir doenças oculares provenientes do parto.

Depois, o Teste do Olhinho é realizado pelo oftalmologista. O exame pode identificar precocemente várias doenças oftalmológicas. Também é importante ficar atento aos olhos do bebê: nos primeiros meses ele pode ficar ‘vesgo’. Não se preocupe, é normal. Mas, se isso acontecer com frequência, leve seu filho ao oftalmologista.

E para ter certeza que tudo está bem com a visão do seu filho ou para tratar eventuais problemas que possa existir, o médico oftalmologista deverá ser consultado com frequência desde os primeiros meses de vida da criança.

Nesses meses iniciais de vida você terá sempre muitas dúvidas e várias aflições, mas cada pequena conquista, ou um simples sorriso ao ver você é suficiente para valer cada cabelo branco ou ruga de preocupação que aparecerão depois da maternidade. Embarque nesta viagem de cabeça e como o seu filho você vai descobrir que um mundo completamente novo espera por você depois do parto.

 

MAIS

CBO lança sequência de vídeos educativos sobre a visão do bebê

Confira a segunda parte da série A visão do bebê

Mitos e verdade sobre as lentes de contato

 


Comentários

Os comentários não são de responsabilidade do CBO.

Seja o primeiro a comentar esta notícia!