CBO em ação

CBO Realiza 1º Curso de Gestão de Sociedades Médicas

Recomendar notícia

06.04.2016

O CBO realizou em São Paulo nos dias 4 e 5 de março o 1º Curso CBO + Perto de Gestão de Sociedades Médicas. Destinado a diretores das Sociedades Estaduais de Oftalmologia, a inciativa é parte do CBO + Perto, programa da atual gestão do CBO que visa aproximar o Conselho dos seus associados e sociedades filiadas.

O curso abordou questões como Saúde Suplementar, Contabilidade, Jurídico, Marketing, Gestão de Pessoas e política. A proposta de alinhamento das assessorias jurídicas do CBO com as sociedades estaduais foi formalmente apresentada às entidades.

Abrindo o Curso, o Dr. Homero apresentou os objetivos e estratégias da gestão e as perspectivas de atuação do CBO. O presidente explicou ainda as propostas do CBO + Perto nas áreas jurídica, capacitação em gestão, ensino e comunicação.

Em seguida, o coordenador do CBO Jovem Pedro Carricondo apresentou os produtos do CBO, como os benefícios ao associado, ferramentas de comunicação, e publicações.

Edeno Toste, contador do CBO, explanou sobre as questões contábeis específicas de organizações sem fins lucrativos, como as entidades médicas.

Dr. Reinado Ramalho, membro do Comissão de Saúde Suplementar do CBO, explanou sobre os principais temas de discussão na área, como a questão do reajuste nos contratos entre médicos e operadoras de planos de saúde e as alterações na cobertura dos planos de saúde.

Fechando o primeiro dia do curso, o consultor jurídico do CBO Alejandro Bullón explicou como funciona o alinhamento do setor jurídico das entidades dentro do CBO + Perto. Detalhou o ambicioso projeto que estende a todas as Sociedades Estaduais uma total cobertura com a coordenação do Departamento Jurídico.

No segundo dia, o ex-presidente do CBO e coordenador do Conselho de Diretrizes e Gestão (CDG) Elisabeto Ribeiro Gonçalves falou sobre a relação entre o CBO, sociedades estaduais e outras organizações.  

Em seguida, a assessora de marketing do CBO e diretora de comunicação da Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia (SBAO) Alice Selles desmistificou o marketing e demonstrou como as entidades podem se valer dessa poderosa ferramenta.

A psicóloga Márcia Campiolo, diretora administrativa da SBAO, abordou em sua palestra a gestão de pessoas tanto em clínicas como em sociedades médicas.

O assessor parlamentar do CBO Napoleão Puente Salles falou da importância do trabalho junto ao parlamento e dos projetos em tramitação no Congresso Nacional relevantes para a Oftalmologia brasileira.

Na última aula do curso, o presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologista (SCO) Ayrton Branco relatou sua experiência na renovação e profunda revitalização no funcionamento e organização da entidade.

Repercussão

De acordo com Jussara Cunha, vice-presidente da Sociedade Sergipana de Oftalmologia que assume a presidência dia 08 de abril, o curso foi muito bom. “Foi muito rico em informação, e só tem a fortalecer a Oftalmologia nos estados”, afirmou. E acrescentou “novos encontros para que as sociedades compartilhem suas experiências serão muito úteis”. Já Renato Bett, presidente da Associação Mato-Grossense de Oftalmologia, afirma que o conteúdo abordado no curso “foi de grande valia para sanar as dificuldades que encontramos na gestão de nossas sociedades nos estados”. Outra liderança presente, o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Oftalmologia Roberto Gasparini afirmou que a entidade já está aplicando conhecimentos adquiridos no curso, principalmente nas áreas jurídica e contábil.

O presidente do CBO Dr. Homero Gusmão de Almeida reforça que essa iniciativa terá continuidade e ressalta que a oportunidade de debater com as Sociedades Estaduais ajudará aperfeiçoar ainda mais o programa do curso nos próximos anos.

 

MAIS:

Entenda a Lei que regulamenta contrato entre operadoras e prestadores de planos de saúde

Associação Sul-Matogrossense de Oftalmologia promove campanha de prevenção ao glaucoma

São Paulo lança “Abril Marrom”, mês de prevenção da cegueira na cidade

 


Comentários

Os comentários não são de responsabilidade do CBO.

Seja o primeiro a comentar esta notícia!