Oftalmologia em notícias

Em meio à pandemia, Itabuna promove ação inovadora de prevenção à Diabetes

Recomendar notícia

14.10.2020

Durante ação, com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pacientes passarão por teletriagem, sendo que casos com complicações serão encaminhados para atendimento especializado

 

 

Nessa terça-feira (13) teve início uma grande ação em prol da Prevenção ao Diabetes, com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e promoção da ONG Unidos Pelo Diabetes. O projeto “Unidos pelo diabetes em ação”. O projeto antecipa a celebração pelo Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) e tem o intuito de fornecer aos pacientes da cidade acesso rápido e gratuito a exames diagnósticos para rastreamento de possíveis complicações associadas à doença, principalmente a retinopatia diabética. O mutirão ocorrerá até o dia 16 de outubro.

Segundo informa o oftalmologista Rafael Andrade, membro da Comissão de Prevenção à Cegueira do CBO, o diabetes é responsável por provocar alterações nos vasos sanguíneos (vasculopatia), com graves implicações associadas a órgãos como retina, coração, rins e membros inferiores. Entre as principais complicações, estão: cegueira, ataque cardíaco, falência dos rins e surgimento de úlceras que podem levar à amputação de membros e extremidades.

“O exame para detecção da retinopatia diabética, que é uma complicação vascular da retina, tem importância central nesse contexto de rastreamento da vasculopatia. Isso porque os olhos são órgãos aparentes, sendo assim, é possível observar de modo claro as alterações da circulação sanguínea, no momento em que o médico realiza a dilatação da pupila. Por outro lado, os órgãos internos, como rins e coração, exigem exames de maior complexidade e, no geral, quando emitem sintomas de alerta a respeito desses problemas vasculares é porque já estão em estado avançado no organismo”, explica.

 

Em ação – Para promover o diagnóstico precoce da retinopatia diabética e das outras complicações relacionadas ao diabetes, de 13 a 16 de outubro, ocorre a primeira fase do “Unidos pelo diabetes em ação”. Uma amostra de pacientes com diabetes, da rede pública de saúde de Itabuna, previamente selecionados por agentes comunitários da cidade, estão sendo recepcionados para realizar retinografia digital e exame do pé diabético.
Conforme destaca Rafael Andrade, que também é presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, a ação deste ano visa substituir o já tradicional “Mutirão pelo Diabetes de Itabuna”, cancelado em função da pandemia de Covid-19. Desse modo, nesta edição especial, os exames são feitos sempre com horário agendado, numa Escola Municipal, situada ao lado da Unidade Básica de Saúde (USB) da cidade. Os exames acontecem por meio de sistema de teletriagem e com o auxílio de um aplicativo específico (SISPED).

“A intenção é auxiliar os pacientes, por meio de uma nova metodologia que respeita os cuidados de distanciamento social e barreira sanitária, essenciais para evitar a disseminação do novo coronavírus”, salienta o oftalmologista.

Aqueles que apresentarem alteração no resultado de seus exames participarão da segunda fase do projeto, prevista para acontecer em 7 de novembro, no Hospital de Olhos Beira Rio. Na oportunidade, os pacientes serão encaminhados para atendimento especializado e terão acesso a outros exames de alta complexidade, como eletrocardiograma, ecocardiograma, tratamento de retina com fotocoagulação a laser, exames bioquímicos e mais. No total, cerca de 600 pessoas devem ser beneficiadas nas duas fases da ação.


Campanha nacional - 24h Pelo Diabetes – Para esclarecer diferentes dúvidas sobre o diabetes, especialmente como proteger a saúde dos olhos, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realizará, no dia 21 de novembro, uma maratona de atividades com foco em ações nas mídias sociais. A iniciativa, que também acontecerá em alusão ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), apresentará durante 24 horas entrevistas e palestras com dicas de prevenção.

Na ocasião, serão apresentados ainda depoimentos de pacientes, de artistas e celebridades que enfrentam o diabetes, além de várias reportagens sobre o tema. A ação digital também contará com a participação dos usuários das redes sociais, que poderão enviar perguntas, depoimentos e comentários.

“O Conselho Brasileiro de Oftalmologia entende que o diabetes é um tema que deve ser visto como prioridade pela saúde pública. Por isso, convidamos Governo, sociedades médicas e entidades da sociedade civil para fazerem parte dessa grande mobilização. Vamos levar esclarecimentos à população sobre o quão prejudicial o diabetes pode ser à visão e a importância da prevenção e do controle da doença, de uma forma geral”, afirmou o presidente do CBO, José Beniz Neto.

No mesmo sentido, o coordenador do evento e vice-presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino, demonstra preocupação com os indicadores da doença. ”O crescimento da prevalência do diabetes no mundo reforça a urgência de ações efetivas. No Brasil, entre 2006 e 2019, a prevalência de diabetes passou de 5,5% para 7,4%, segundo dados do Ministério da Saúde”, destaca.

A programação completa das atividades de 21 de novembro, com foco nas mídias digitais, ficará disponível na página do CBO. Além das 24 horas de mobilização nacional, em novembro, diversas outras iniciativas locais, como em Itabuna, serão realizadas nas cinco regiões do país, sempre com a atenção aos cuidados exigidos pela pandemia.


Comentários

Os comentários não são de responsabilidade do CBO.

Seja o primeiro a comentar esta notícia!



Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0