Congresso

Homenageados no 60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

Recomendar notícia

16.08.2016

Durante a solenidade de abertura 60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, quinze médicos que prestaram relevantes serviços à Oftalmologia brasileira serão publicamente homenageados.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) homenageará Almiro Pinto de Azeredo (in memoriam), Christiano Fausto Barsante Santos, Eduardo Jorge Carneiro Soares, Henderson Celestino de Almeida, Nassim da Silveira Calixto, Nicomedes Ferreira Filho e Nilo Holzchuh.

Já a Comissão Executiva do Congresso prestará homenagens a Aclécio José Dias Pereira, Augusto Paranhos, Célio Heitor de Paula, Durval Moraes de Carvalho, Evaristo Nardelli, Francisco de Assis Queiroz, José Fernando Maia Vinagre e Mário Gonçalves dos Reis.

“Com o pequeno gesto de oferecer um objeto representativo do agradecimento, a Oftalmologia brasileira vai aproveitar a ocasião para ressaltar as contribuições científicas, sociais e culturais dadas por estes eminentes colegas que engrandeceram a especialidade e servem de exemplo para todos nós”, declarou o presidente do CBO, Homero Gusmão de Almeida. 

Homenageados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia


Almiro Pinto de Azeredo (in memorian)

Nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 20 de abril de 1921 e falecido em 05 de janeiro de 2016, notabilizou-se por criar e desenvolver o Departamento de Oftalmologia da então recém criada Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto(SP) em 1952. Entre inúmeros outros títulos, também foi Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor de inúmeras obras de referência da Especialidade.

 


Christiano Fausto Barsante Santos

Com grande parte de sua vida profissional ligada ao Instituto Hilton Rocha, do qual foi diretor, e à Fundação Hilton Rocha, da qual é presidente, destacou-se também nas atividades sociais ligadas à política médica e à organização da Oftalmologia. Foi presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais por dois mandatos. Contribuiu para fundar várias sociedades oftalmológicas, entre as quais a SOBLEC, a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e a Sociedade Brasileira de Trauma Ocular.

 

Eduardo Jorge Carneiro Soares

Nome de destaque na história da Cirurgia Plástica Ocular, fez a especialização em Oftalmologia na Faculdade de Medicina da UFMG – Serviço do Prof. Hilton Rocha e especializou-se em Cirurgia Plástica Ocular em 1971, no Canniesburn Hospital, Glagow, Escócia. Professor Adjunto do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG, onde fundou e chefiou o Departamento de Cirurgia Plástica Ocular, fundador, presidente e Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular, recebeu inúmeras homenagens entre as quais a da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte que lhe concedeu o título de Cidadão Honorário da cidade.

 

 

Henderson Celestino de Almeida

Graduou-se em Medicina pela UFMG em 1958 e fez residência-médica na Northwestern University. Professor Titular da UFMG, dedicou grande parte de suas pesquisas ao estudo do Estrabismo e de seu tratamento.  Foi integrante da Comissão de Eminentes da Oftalmologia Brasileira do CBO por várias gestões e foi presidente do Centro Brasileiro de Estrabismo.

 


Nassim da Silveira Calixto

Um dos pioneiros do glaucoma no Brasil, tem uma extensa folha de serviços prestados no ensino da Especialidade na UFMG, bem como na difusão de pesquisas ligadas à etiologia, prevenção  e tratamento da doença. É um dos nomes mais respeitados da Sociedade Brasileira de Glaucoma e uma das lideranças históricas da Oftalmologia brasileira.

 


Nicomedes Ferreira Filho

Graduou-se em Medicina em 1963na UFMG e fez sua especialização em Oftalmologia no Hospital São Geraldo, no serviço do professor Hilton Rocha. Foi um dos expoentes no uso e estudo das lentes de contato, tendo grande atuação na SOBLEC, onde, inclusive, ocupou a presidência. É membro titular da Academia Mineira de Medicina, tendo já ocupado a presidência da instituição.

 

 

Nilo Holzchuh

Sua carreira acadêmica foi construída na Santa Casa de São Paulo, onde é orientador da Seção de Córnea. Foi secretário-geral do Conselho Brasileiro de Oftalmologia de 2010 a 2014 e presidente da SOBLEC em duas ocasiões: de 1985 a 1987 e de 2005 a 2007.

Homenageados pela Comissão Executiva do 60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

 

Aclécio José Dias Pereira 

Natural da cidade goiana de Piracanjuba, formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás em 1972 e fez sua especialização na Santa Casa de São Paulo. Embora atue com desenvoltura em todas as áreas da Oftalmologia, é na subespecialidade de estrabismo que seu talento desperta maior admiração dos colegas e pacientes.



Augusto Paranhos
 

Nasceu em setembro de 1939 em Goiânia (GO) e formou-se pela UFMG em 1965. Fez sua especialização no serviço de Hilton Rocha. Foi professor adjunto e chefe de departamento de Oftalmologia da UFMG e tem diversos trabalhos relacionados com Estrabismo e Lentes de Contato.

 


Célio Heitor de Paula
 

Fez sua residência médica em Oftalmologia no Hospital da Lagoa (RJ) e pós-graduação em Oftalmologia na PUC do Rio de Janeiro. Foi professor da residência médica do Departamento de Glaucoma do Banco de Olhos de Goiás, médico do Hospital de Olhos de Goiás e Conselheiro do CRM de Goiás por 20 anos, tendo participado de várias diretorias e comissões.

 


Durval Moraes de Carvalho
 

Nascido em 1941, formou-se na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e fez sua especialização em Oftalmologia na Santa Casa de São Paulo. Em 1967 mudou-se para Goiânia, onde tornou-se docente da UFG. Sua trajetória profissional teve impulso com a realização de cirurgias de vitrectomia em pacientes acidentados. Com esta experiência, foi um dos pioneiros no uso e desenho de lentes intraoculares para cirurgias de catarata e também adquiriu grande conhecimento nas fixações secundárias das LIOs.

 


Evaristo Nardelli
 

Mais um homenageado que foi gerado na grande incubadora do professor Hilton Rocha, onde especializou-se em 1971. Realizou cursos na França e nos Estados Unidos. Durante 20 anos foi professor e colaborador da residência médica do Instituto de Olhos de Goiânia e continua em plena atividade clínica e didática, tendo elaborado trabalhos inclusive para o 60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia.

 


Francisco de Assis Queiroz
 

Formou-se em Medicina na UFRJ e especializou-se em Oftalmologia em 1969. Dedicou-se à  catarata e contribuiu decisivamente para o aprimoramento das técnicas cirúrgicas em Goiás. Professor concursado da UFG, participou do quadro clínico original do Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital das Clínicas da universidade. Aos 83 anos, continua atendendo em consultório acompanhado pelos dois filhos.

 


José Fernando Maia Vinagre
 

É o único homenageado que não tem especialização em Oftalmologia, mas tem uma forte ligação com a Especialidade por conta de sua atuação como coordenador da Câmara Técnica de Oftalmologia do Conselho Federal de Medicina. Nasceu em Cuiabá, formou-se pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ) e especializou-se em Pediatria.

 


Mário Gonçalves dos Reis
 

Formou-se na UFMG em 1964 e foi especializou-se no Hospital São Geraldo, tendo como mestres Hilton Rocha, Nassim Calixto e Henderson Almeida, entre tantos outros nomes históricos. Dedicou-se à subespecialidade de Retina e em 1967 mudou-se para Goiânia e fez sua carreira na UFG e no Hospital Santa Terezinha. Foi autor de dezenas de trabalhos científicos nas áreas de retina e glaucoma.

 


Comentários

Os comentários não são de responsabilidade do CBO.

Seja o primeiro a comentar esta notícia!