CBO em ação

Por meio da telemedicina, oftalmologistas farão ação para prevenção à Diabetes

Recomendar notícia

15.10.2020

DIA MUNDIAL DO DIABETES

 Por ajuda da telemedicina, oftalmologistas farão ação para prevenir transtorno que pode levar pacientes à cegueira

 

A telemedicina será ferramenta fundamental para a realização de uma ação de prevenção e diagnóstico da retinopatia diabética que beneficiará, aproximadamente, 1,5 mil pacientes da rede pública de saúde, em São Paulo. Esse transtorno, que pode levar o paciente à cegueira, é uma das decorrências de quadros graves do diabetes.

A atividade, que facilitará o acesso à avaliação médica e promoverá o diagnóstico precoce dessa doença, será organizado pelo Instituto dos Olhos (IPEPO), com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Os atendimentos ocorrerão de 2 a 27 de novembro, no bairro do Butantã, Zona Leste da capital paulista. O evento, que também conta com o suporte da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), faz parte da celebração pelo Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro).

Na oportunidade, técnicos manusearão, presencialmente, os equipamentos para realização do e uma equipe de médicos, à distância, ficará responsável pela emissão de laudos de diagnóstico. “A intenção é rastrear de forma célere pacientes diabéticos que já fazem parte da rede de assistência, aproveitando a estrutura e o fluxo de 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região”, informa o oftalmologista Paulo Henrique Morales, coordenador do projeto.

Diagnóstico - A expectativa é triar, aproximadamente, 1,5 mil pessoas que, a princípio, não estão classificadas como pacientes de risco, mas têm potencial considerável de desenvolver a retinopatia. Com a iniciativa, busca-se contornar um problema que tem retardado o início de tratamentos, em caso de diagnóstico positivo.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Olhos, quase a metade dos diabéticos que realizam exame para detecção da retinopatia diabética não chega a buscar seu resultado. O estudo mostra que muitos não retornam aos consultórios e quando retomam o contato com o médico já apresentam complicações mais difíceis de tratar. Entre os motivos alegados para a baixa adesão é a demora no agendamento. Na rede pública, somente para marcar o exame, o paciente pode esperar até 18 meses.

“A cada dia estaremos em uma UBS diferente. O atendimento acontecerá para aqueles pacientes diabéticos pré-agendados pelos agentes comunitários. Na oportunidade, além de receberem seus medicamentos e insumos, como de costume, eles serão submetidos aos exames de fundo de olho e de hemoglobina glicada, para verificar a média da glicemia nos últimos dois ou três meses”, explica Morales.

Complicações – O diabetes é responsável por provocar alterações nos vasos sanguíneos do corpo humano, com graves implicações associadas a órgãos como retina, coração, rins e membros inferiores. Entre as principais complicações, estão: cegueira, ataque cardíaco, falência dos rins e surgimento de úlceras que podem levar à amputação de membros e extremidades. 

Conforme explica Paulo Henrique Morales, nesse contexto, o exame de fundo de olho para detecção da retinopatia diabética tem importância central, pois os olhos são órgãos aparentes. “Desse modo, é possível observar de forma clara se há alterações vasculares no paciente. Por outro lado, os órgãos internos, como rins e coração, exigem exames de maior complexidade e, no geral, quando emitem sintomas de alerta, o problema já está em estado avançado no organismo”, acrescenta.

Além dessa ação, que acontecerá na capital paulista, outras atividades serão realizadas ao longo do chamado Novembro Azul, mês durante qual serão implementados esforços pela conscientização dos moradores para os riscos do diabetes, em especial no campo da saúde ocular. Em diferentes municípios do interior, também acontecerão eventos com foco na educação e na prevenção.

Ribeirão Preto – As UBSs do município de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, também participarão das ações em alusão ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro). Os pacientes da rede pública de saúde terão acesso aos equipamentos de mapeamento de retina, oftalmoscopia binocular indireta e retinógrafo portátil para análise da retinopatia diabética. A iniciativa, que abarcará as cinco regiões da cidade, será nos dias 26 e 27 de outubro e em 4, 9 e 11 de novembro. Para outras informações, acesse o portal da Prefeitura de Ribeirão Preto.

Presidente Prudente – O Mutirão de Diabetes de Presidente Prudente acontecerá com duas estratégias de atendimento. A primeira prevê consulta presencial de pacientes diabéticos pré-agendados, por meio de aplicativo específico, em clínica particular da cidade. As marcações serão entre 16 de novembro a 31 de dezembro. A outra opção envolve a realização de teleconsulta, de segunda à sexta, durante novembro e dezembro. Nesse caso, a assistência envolverá UBSs do município, associadas ao monitoramento mensal dos pacientes diabéticos.

Ao fim do atendimento, os pacientes diagnosticados com retinopatia diabética serão encaminhados à Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim) para uma nova etapa de avaliações com equipe médica especializada, incluindo a realização de exames nefrológicos, endocrinológicos, cardiológicos, entre outros.

Campanha nacional – Outra ação dentro do Novembro Azul acontecerá no dia 21 daquele mês. Para esclarecer diferentes dúvidas sobre o diabetes, especialmente como proteger a saúde dos olhos, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia realizará uma maratona de atividades com foco em ações nas mídias sociais. A iniciativa apresentará durante 24 horas entrevistas e palestras com dicas de prevenção.

Na ocasião, serão apresentados ainda depoimentos de pacientes, de artistas e celebridades que enfrentam o diabetes, além de várias reportagens sobre o tema. A ação digital também contará com a participação dos usuários das redes sociais, que poderão enviar perguntas, depoimentos e comentários.   A programação completa ficará disponível na página do CBO.


Comentários

Os comentários não são de responsabilidade do CBO.

Seja o primeiro a comentar esta notícia!