Congresso

Pronunciamento de Marcos Pereira de Ávila, presidente do CBO2016, na solenidade de abertura

Recomendar notícia

11.10.2016

Quero cumprimentar nosso aluno do curso de especialização aqui presente, Luís Fernando Chaves, que tirou a maior média na Prova Nacional de Oftalmologia no ano de 2016. Saudar os demais oftalmologistas em nome dos diretores da Faculdade de Medicina, Fátima Lindoso e Fernando Carneiro, representando aqui o reitor da UFG e nosso quadro docente da universidade.

Em 1997, presidi o Congresso Brasileiro de Oftalmologia realizado em Goiânia. Aqui estou, 19 anos depois, presidindo outro Congresso Brasileiro, em Goiânia, agora com a parceira dos meus amigos particulares José Beniz e Francisco Lima.

Foram dois anos de grande alegria e hoje estamos aqui, realizados, como anfitriões da Oftalmologia brasileira e dos quase 5.000 médicos que vieram até aqui. A emoção hoje é a mesma de 19 anos. É um trabalho extremamente gratificante, pois é dedicado à Oftalmologia brasileira.  Prezado Homero, pode ter certeza que tudo foi feito para resguardar a grandeza deste evento. Agradecemos a todos os que colaboraram para o sucesso do congresso. Agradecemos aos expositores que nos prestigiam, 70 expositores. Agradecemos aos oftalmologistas de nosso Estado e aos membros da Comissão Científica e da Diretoria do CBO.

Governador Marconi Perilo, agradecemos sua ajuda, fundamental para a realização deste congresso. O governador tem uma parceria de 14 anos com a Oftalmologia de Goiás, em especial com o CEROF.

O CBO comemora 75 anos de dedicação à Saúde Ocular do Povo Brasileiro. Nessa oportunidade, homenageamos oftalmologistas que ajudaram a construir os alicerces de nossa especialidade.

Agrademos a presença do ministro da Saúde.

A vida muda e cada congresso conta uma nova história, nova perspectiva e sua peculiaridade. Este congresso tem pontos básicos. Um deles foi a unificação dos congressos brasileiros de oftalmologia com os congressos de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Será lembrado também pelo alto nível científico. O terceiro ponto é o compromisso social do CBO e dos oftalmologistas brasileiros com a Saúde Ocular do nosso povo. As ações passadas do CBO formam, sem dúvida, o maior projeto de Oftalmologia Comunitária do mundo.

Apesar disto, ainda temos mais de cinco milhões de pessoas cegas ou com deficiência visual no Brasil. E sabemos que a maioria das cegueiras poderiam ser evitadas. É com este intuito que realizaremos amanhã, às 7 horas, saindo do recém inaugurado estádio olímpico, a chamada Marcha da Cegueira. Vamos caminhar do Centro Olímpico até o Centro de Convenções e pretendemos chamar a atenção para o problema da Saúde Pública Ocular, da Prevenção da Cegueira e simbolizar o engajamento do Oftalmologista brasileiro com a Saúde Ocular do nosso povo. Ao final, esperamos que a união de esforços do CBO e dos poderes constituídos crie uma nova realidade que será um marco para o Brasil que enxergue melhor.

Bem-vindos à Goiânia


MAIS

Pronunciamento de Robson Vasconcelos de Oliveira na solenidade de abertura do CBO2016

Pronunciamento de José Beniz Neto, presidente do CBO2016, na solenidade de abertura do evento

Pronunciamento de Francisco Eduardo Lima, presidente do CBO2016, na solenidade de abertura

Pronunciamento do presidente do CBO, Homero Gusmão de Almeida, na solenidade de abertura do CBO2016

Discurso do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, na Solenidade de Abertura do CBO2016

Pronunciamento do governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, na abertura do CBO2016


Comentários

Os comentários não são de responsabilidade do CBO.

Seja o primeiro a comentar esta notícia!